quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Bioética



por:Vinícius Ramos

O ramo da Bioética tem como objetivo aprofundar nas questões morais de temas como células tronco, eutanásia, alimentos transgênicos, clonagem, fertilização in vitro e aborto.
As diretrizes dessa área começaram a consolidar-se após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo estava chocado com as práticas abusivas de médicos nazistas em nome da Ciência, criando um código para limitar os estudos relacionados. Formula-se aí também a idéia que a ciência não é mais importante que o homem.
O progresso técnico deve ser controlado e acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter no mundo e na sociedade para que as novas descobertas e suas aplicações não fiquem sujeitas a todo tipo de interesse.
A eutanásia sempre foi um dos ramos mais polêmicos da Bioética.Até que ponto alguém pode definir se um outro ser humano deve morrer para descansar ou continuar em uma sobrevida vegetativa sustentada por aparelhos?
Enfim, a Bioética é um ramo que cresce cada dia mais no século XXI, com os incríveis avanços diários da medicina, mas que muitas vezes se confunde com aspectos religiosos, e abrem debates sobre os rumos da ciência ao redor do mundo.