sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A ética no cotidiano

A ética é a reflexão que está aplicada à vida de todos os seres humanos, em situações bem diversificadas como, por exemplo: O funcionário de determinada empresa, tem algumas normas a cumprir rigorosamente, se ele reflete a respeito do assunto, essa reflexão é denominada ética.
Porém, se tal funcionário age a favor ou contra essas leis, a ação a qual ele pratica é a moral. Portanto, sua atitude pode ser moral ou amoral, por isso não existe o conceito de antiético, afinal todo ser reflete a respeito da ação.
No entanto, o que é moral ou amoral vai depender da forma de ação do indivíduo, se é correto ou não perante as normas do grupo social no qual ele está inserido no momento.
Essas normas do grupo são chamadas deontologia – conjunto de normas ou leis que regem uma sociedade sejam essas leis registradas ou não como leis federais, afinal cada sociedade dentro de um país tem suas próprias regras.
Os valores éticos, porém podem transformar-se, assim como a sociedade se transforma, pois cada ser, região, profissão ou empresa têm seu próprio código de ética – conjunto de normas – sejam eles registrados através de documentos ou somente valores culturais.
Por isso, acredita-se que se daqui a dez anos for correto roubar e matar perante as leis de determinadas sociedades, essas atitudes farão parte do seu “ código de ética” além de tornarem-se atos considerados normais.
Por:Larissa Santos

A ética na prática das profissões

A ética é uma reflexão, científica, filosófica ou teológica sobre as ações humanas. Ela também pode ser o próprio comportamento humano. Porém, o que questiona-se é a ética nas profissões. Será que ela existe no meio profissional? Como ela é aplicada nesta prática? E os profissionais são éticos ou morais?
Todas as profissões, assim como todas as pessoas, tem sua própria ética, ou seja, refletem sobre o sentido da vida e das coisas e também a respeito da sociedades. Nas profissões a ética está diretamente ligada com a moral, afinal após a reflexão ética, o indivíduo faz a distinção do que é certo ou errado e a partir daí age de acordo com seu princípios.
O profissional mostra sua ética quando age com bom senso e respeito tanto com os colegas de profissão quanto com o público. Nesse caso a ética está presente no meio profissional.
Pode-se falar que uma atitude é ética quando é prescindida de reflexão, portanto toda atitude profissional é ética. Porém a moral é a distinção do que é certo e errado, e então nota-se que nem todo profissional é moral uma vez que eles agem contra as leis criadas pela sociedade.
Por:Larissa Santos