terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ética & Cerimônia

Por João Feliciano



O Center Convention, nesta última segunda-feira (19), foi espaço para a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na noite, foram feitas menções honrosas e trocas de agradecimentos entre os componentes da mesa do evento. Participaram da mesma grandes nomes como o doutor e cientista Warwick Estevam Kerr, ou simplesmente Dr. Kerr , e o "saudoso" prefeito da cidade de Uberlândia, Odelmo Leão.

No que se refere a temática deste blog, algo fora percebido em meio a cerimônia, que merece destaque e relevância. Todos sabem que em qualquer evento social de nível diplomático ou informal, como diálogos, aulas e palestras o respeito deve prevalecer acima de tudo, sendo o respeito um dos valores mais importantes, se não o mais importante da ética.

Contudo, na noite em questão, um dos "magníficos" senhores que compunham a mesa, esqueceu-se de tal princípio. Talvez isso seja espantoso, pois em meio a tantos senhores do conhecimento e discursistas de longa data, alguém cometer tamanho deslize é de certa forma inconcebível. Pois bem, enquanto alguns dos colegas de mesa usavam da palavra no "púlpito", o senhor Odelmo, ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, ex-vice-presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais e ex-Secretário Municipal de Agricultura, cochichava indiscretamente, e às vezes ria de modo talvez não perturbador, mas de maneira deselegante de sua parte.

Um desvio de comportamento nada grave, mas que ao mesmo tempo em que nada possa decorrer de tal fato, a atitude do político serve para mostrar que o progresso não é "deusificado", ou seja, que as supremacias são compostas de seres “normais”, e que todos somos homens de carne, osso e coração, todos humanos, podendo cometer deselegâncias e erros em nossa vida. Ser ético não é ser humano.