sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ética dos pescadores

A ética dos pescadores se refere nos valores. Esses valores podem se modificar no decorrer dos anos. Algumas mudanças podem levar a uma maior compreensão sobre quem são e respeitar mais a natureza. Essa ética é testada a todo o momento, pois época de piracema ainda se encontra barcos, cheio de peixes e pescadores quebrando as regra, matando mais peixes do que precisa. A ética dos pescadores não se impõe em apenas seguir à regras, mas sim em denunciar quem desrespeita a natureza.

Em 40 anos de pesca intensiva e desorganizada reduziram dramaticamente os nossos recursos pesqueiros. A Sardinha uns dos peixes mais consumidos pelos brasileiros reduziu mais de 92% de pesca ilegal. A produção anual era de 220 mil toneladas. A pesca sem controle dizimou os cardumes e derrubou a produção para 20 mil toneladas no ano 2000. A recuperação da espécie foi o trabalho dos pesquisadores. Que conseguiram determinar o período correto da desova da sardinha e assim o IBAMA pôde determinar o período da pesca. A famosa piracema, período proibido para pesca. Piracema ocorre entre outubro e março, quando os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir-se. A Piracema é fundamental para a preservação dos peixes, nas águas de rios e lagoas. Neste período é proibida em todo território nacional.
Agora protegida dos barcos cinco meses por ano, a Sardinha ganhou tempo para se reproduzir. Depois do colapso, a produção reagiu e chegou a 70 mil toneladas no ano passado.

Falando em peixe, vocês sabiam que ele tem uma proteína leve e de primeira qualidade, extremamente nutritiva, que previne doenças, principalmente do coração, e alguns tipos de câncer, e tem ômega 3. Afirma o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin.
E os brasileiros consumem pouco peixe, um brasileiro come em media de sete mil quilos por ano. Bem diferente dos japoneses, que comem 67 quilos por ano.
É brasileiros, tá na hora de comerem mais peixe.

Eliane Moreira

Fonte: Jornal da Globo; Blog etica do pescador; Internet.