quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ética, aprender e aplicar!



No começo do segundo semestre de 2009 a conceituada Universidade de Uberaba ( Uniube ),
perde o direito de usar o prédio onde hospedava o campus Fundinho, em Uberlândia - MG, por não manter em dia dívidas que possuía com o Ministério público, uma vez que o imóvel ocupado pela Universidade, pertence a Escola Estadual René Gianetti. Desde então os alunos vem enfrentando uma série de dificuldades com o estudo, pois o campus recebia os cursos de engenharia, cursos que pedem o uso de laboratórios, estudantes tiveram que desocupar o campus juntamente com a faculdade, deixando tudo para traz. Alguns forão para o campus Rondon Pacheco, que não está apto a receber estes alunos, outros estudantes estão no colégio Apce, que também não tem estrutura necessária para oferecer aos alunos.
Apartir deste contexto, venho analisar qual seria a atitude ética desta Universidade tão respeitada, pois em momento algum consegui enchegar algum respeito com os alunos, que pagam a mensalidade e não podem usufruir daquilo que é direito deles! O princípio da ética é
agir de acordo com a cultura e moral da sociedade em que se vive, pensar em você e no outro, fazer com que nenhuma das partes fique prejudicada, infelizmente não é isso que acontece, sem pensar em ninguém a Universidade estava no local com um contrato vencido, sabendo assim que poderia ser despejada a qualquer momento, não sei se em algum caso pensaram nos alunos que ficariam sem aula, sem laboratório, enfim, sem estrutura para estudar. Isso sim, é falta de ética.
Hoje, dia 07 de outubro de 2009, saiu uma liminar dando o direito a Escola Estadual René Gianetti de permanecer no Campus, antes ocupado pela Uniube. Uma manifestação organizada por estudantes da universidade está em frente ao campus fundinho, a rua foi fechada, a polícia está no local, uma verdadeira vergonha para os alunos. Mais uma vez a Universidade faltou com o compromisso, algum acordo já deveria ter sido estabelecido, quem está lá para estudar não tem a obrigação de passar a frente da faculdade para um ato desses!
Só assim podemos ver quão difícil é compreender a ética, pois no local onde está sendo ensina, ela não é aplicada!


Por: Vanessa Gomes