segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A casa caiu!

Por: Rafael Bernardi

Em 1.977, o famoso diretor de cinema Roman Polanski drogou uma menina de 13 anos e a estuprou numa “festinha” em Los Angeles.
Daí, Polanski resolveu fugir dos Estados Unidos para nunca mais pisar de novo no país.
Ficou numa boa na Europa fazendo filmes e se divertindo por três décadas.
Atores e diretores famosos como Scorsese, Penélope Cruz, Almodóvar, Walter Salles, Woody Allen querem que esqueçam o que Polanski fez em 77.
Pegaram o malandro na Suíça para extraditá-lo para os EUA.Polanski está com 76 anos.
Não importa que Polanski seja famoso, talentoso, genial. Não importa que já faz muito tempo o ocorrido. Não importa que muitos astros de cinema o ofenda.O passado não se apaga, ele é um criminoso.

Ética Empresarial

A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética empresarial nada mais é que "o comportamento da empresa onde os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)."

A ética profissional e conseqüentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas,tanto das pequenas quanto das grandes empresas.
As organizações estão percebendo a necessidade de utilizar a ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.
Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem. Pois os valores éticos são um conjunto de ações éticas que auxiliam gerentes e funcionários a tomar decisões de acordo com os princípios da organização. Quando bem implementado, os valores éticos tendem a especificar a maneira como a empresa administrará os negócios.

Hoje se cada empresa elaborasse seu próprio "código ético", especificando sua estrutura organizacional, a atuação dos seus profissionais e colaboradores poderia orientar-se através do mesmo. O sucesso da empresa depende das pessoas que a compõe, pois são elas que transformam os objetivos, metas, projetos e até mesmo a ética em realidade. Por isso é importante o comprometimento do indivíduo com o código de ética.


por: Eliane Moreira
fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Drogas Lícitas - Já se intoxicou com elas?

Por Jacqueline Pereira - Google Imagem - homem comprimido

Fritz Hoffman - La Roche, podem não associar de primeira este nome com a marca, mais ele é responsável pela empresa ROCHE, companhia suíça que fabrica produtos farmacêuticos, fundada em 1896. A ROCHE recentemente caiu na ‘’boca do povo’’ por ter assumido o compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com vários governos em todo mundo, para disponibilizar o TAMIFLU, medicamento indicado para o tratamento da Gripe A (H1N1). De fato, o que não foi divulgado na mídia são os efeitos que este medicamento pode causar, tais como, dependência e alucinação. Tão pouco, é divulgado que Hoffman desenvolveu em seus laboratórios o famoso LSD (Lysergic Acid Diethylamide), droga muito popular durante o movimento Hippie, em 1960. Contudo, o propósito desta droga não é esse, mas sim, ser usado como antidepressivo. Não podemos negar, que de antidepressivos a ROCHE entende. Uma breve lista pode refrescar sua memória: Bromazepam, Lorax, Rivotril, Diazepam (comercializado no Brasil como Valium), Prozac, entre outros. Todos estes medicamentos são usados como sedativos ou relaxantes musculares. É comum pacientes ganharem prescrição médica para o uso destas drogas em caso de Insônia, estresse e depressão. O método psicanalítico de Freud rebate essa questão afirmando que estamos em uma época em que as pessoas querem resolver seus problemas existenciais na farmácia, como se fosse possível encontrar a felicidade em cartelas de antidepressivos, como o Prozac. O problema com as drogas é que elas atuariam nos sintomas e não nas causas do sofrimento psíquico, sendo que, o efeito dessas drogas é momentâneo. Podemos julgas ético o ato de nos intoxicarmos diariamente com essas drogas industrializadas desrespeitando nosso corpo e limites? E a conduta médica em nos receitar essas drogas? Não podemos negar que somos cientes da gravidade de sempre recorrer a produtos industrializados e mesmo assim, persistimos nesse erro. Uma alternativa seria o uso de medicamentos fitoterápicos alcançados por meio de plantas medicinais. Porque concentrar todas as soluções em um só método (comprimidos), ao invés de, conciliá-los a sessões de terapia, atividades físicas ou adotar um cachorro? Podemos encontrar soluções mais saudáveis para nossos problemas que nós mesmos desenvolvemos no âmbito dessa turbulenta e caótica sociedade pós - moderna.

Fontes:
http://www.plantamed.com.br/
www.roche.com.br/noticias/Influenza_Suina_PT.htm
http://www.wikipedia.org/
Texto - Cavalcante, Rodrigo - A Psicanálise